métodos minimamente invasivos
A vídeo endoscopia da coluna é uma técnica divisora de águas na área da neurocirurgia, a possibilidade de ver em tempo real imagens da parte interior da coluna alvo do procedimento cirúrgico permite muito mais precisão, mas como isso funciona?
A artroplastia da coluna é um procedimento usado para substituir o disco degenerado por uma prótese articulada que – ao contrário da artrodese – não causa imobilidade vertebral no local e sobrecarga nas outras vértebras.
A cifoplastia e a vertebroplastia são procedimentos usados para tratar a fratura vertebral, recuperando a altura da vértebra e aumentando sua resistência, mas como?
Simples, ora, injetando cimento ósseo na fratura com ajuda de uma agulha de alto calibre.
A rizotomia por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo que trata dores vertebrais, ele faz isso queimando terminações nervosas responsáveis por transmitir o sentimento de dor ao cérebro, tudo com muito cuidado para preservar as estruturas nervosas responsáveis por transmitir os comandos cerebrais ao resto do corpo.
As facetas articulares são pequenas articulações localizadas na parte de trás da coluna vertebral, elas são responsáveis pela dor na coluna de boa parte das pessoas, dor essa que se acentua quando o paciente movimenta a coluna para trás, para frente ou para os lados, e pode se irradiar para os membros (dor lombar –> dor nas pernas; dor cervical –> dor nos braços).
O bloqueio facetário é a injeção de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides na área dos ramos mediais dorsais (nervos responsáveis pela dor das facetas vertebrais), esse procedimento obtém sucesso no tratamento de cerca de 75% das dores facetarias.
Veja postagens de cirurgias e dicas de saúde!
Veja opiniões de meus pacientes sobre mim!
Curta também minha página no facebook!