Dr. Felipe Figueira

Central de Agendamento
011 93909-7474

Infiltração Facetária

métodos minimamente invasivos

Técnicas minimamente invasivas

Infiltração Facetária

O que é?

Também chamada de bloqueio anestésico, consiste em puncionar a articulação facetaria, ou pontos próximos a elas com uma agulha, e aplicar medicamentos anestésicos e anti-inflamatórios no local da dor. De certa maneira, a infiltração facetaria pode ser comparada com outros procedimentos ortopédicos de tratamento para dor nas articulações do corpo, como joelho e cotovelo.

O objetivo da infiltração é o alívio temporário dos sintomas, mas em alguns casos, o efeito pode ser duradouro.

Outros benefícios

Além de poder aliviar a dor momentaneamente, o bloqueio anestésico pode ajudar o médico a definir as estruturas vertebrais responsáveis pelos sintomas, evidenciando a possibilidade de condução de outros tratamentos minimamente invasivos, como a rizotomia por radiofrequência.

As infiltrações podem ser realizadas em consultório médico?

Infiltrações superficiais podem sim ser realizadas em ambiente de consultório, essas são usadas para tratar dores musculares e dores miofasciais.

Já as infiltrações mais profundas demandam um centro cirúrgico, e com ajuda da fluoroscopia o médico consegue monitorar em tempo real as estruturas mais profundas e obter mais precisão na aplicação.

Para quem é indicado?

Para pacientes que tenham dor lombar, torácica ou cervical, dor essa que pode estar acompanhada ou não de dores, formigamentos e dormências nos membros. (em caso de dor lombar, os sintomas refletidos podem ser sentidos nas pernas; e em casos de dor cervical os sintomas refletidos podem ser sentidos nos braços).

Estou com muita dor! Posso exigir a infiltração na primeira consulta?

O melhor momento para se fazer a infiltração deve ser decidido em conjunto com o médico especialista, pois caso o tratamento clínico não estiver sendo devidamente conduzido, a infiltração terá curta duração.

O que é o bloqueio facetário?

As facetas articulares são pequenas articulações localizadas na parte de trás da coluna vertebral, elas são responsáveis pela dor na coluna de boa parte das pessoas, dor essa que se acentua quando o paciente movimenta a coluna para trás, para frente ou para os lados, e pode se irradiar para os membros (dor lombar –> dor nas pernas; dor cervical –> dor nos braços).

O bloqueio facetário é a injeção de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides na área dos ramos mediais dorsais (nervos responsáveis pela dor das facetas vertebrais), esse procedimento obtém sucesso no tratamento de cerca de 75% das dores facetarias.

O que é a infiltração foraminal ou radicular?

É a injeção de medicamentos contra a dor e a inflamação no forâme intervertebral. O forâme intervertebral é a região de onde nascem os nervos e raízes nervosas que vão para as pernas (lombar) ou braços (cervical). Quando as dores são originadas nos nervos foraminais, normalmente a causa é mais grave, como hérnias de disco, protusões discais ou bicos de papagaio, patologias essas que causam estenose (compressão) nos nervos do forâme.

Mas para que serve o bloqueio anestésico/infiltração da coluna?

Existem três objetivos primários nesse procedimento, o primeiro é aliviar a dor e os demais sintomas procedentes da inflamação vertebral, o segundo é aliviar a inflamação com ajuda dos corticoides (anti-inflamatórios) e a terceira é encontrar o ponto exato de onde está se originando os sintomas vertebrais, pois ao encontrar este ponto, pode ser indicado outros procedimentos – como a rizotomia por radiofrequência – para esse mesmo local.

Como é feito o bloqueio anestésico?

Se a dor estiver localizada na coluna lombar, o paciente fica deitado de bruços na mesa cirúrgica; se for na coluna cervical (pescoço) a posição pode variar de acordo com a estrutura nervosa alvo da rizotomia. Os parâmetros vitais são monitorados em tempo real por aparelhos

Com o paciente na posição correta, é realizada a sedação com medicamentos endovenosos (vide necessidade ou pedido do paciente) e aplicada a anestesia, a partir daí, com extrema precisão, o neurocirurgião insere a agulha e injeta os corticoides e anestésicos, realizando a técnica, sem corte algum.

A infiltração da coluna lombar dói?

Antes do procedimento começar, uma anestesia superficial é feita por uma agulha muito, mas muito fina, que costuma doer menos que uma anestesia de dentista, haja vista que a coluna lombar é, ora veja, muito menos sensível e menos enervada do que a boca.

Até mesmo a agulha de bloqueio é, apesar de longa, ultrafina.

Quanto tempo dura e como é o pós-tratamento da infiltração da coluna?

O procedimento costuma demorar cerca de 30 minutos e o paciente é liberado para ir para casa logo após o término da infiltração.

Posso trabalhar no dia seguinte ao tratamento?

Vai depender de características individuais, causa da dor e sucesso do procedimento. A maioria dos pacientes sentem melhora substancial ou total dos sintomas e estão aptos a irem trabalhar no dia seguinte, outros podem continuar com dor e nesse caso, o repouso é o mais indicado.

Existem contraindicações ou efeitos colaterais às infiltrações da coluna?

Efeitos colaterais são raríssimos em infiltrações, e quando acontecem, costumam ser leves e reversíveis. Existem algumas contraindicações que devem ser analisadas caso a caso pois pequenas mudanças no procedimento podem contornar, diabetes descompensado, doenças vasculares, doenças cardiológicas descompensadas, glaucoma e gravidez são alguns desses casos.

Mas também existem situações em que o bloqueio é totalmente restrito, como em casos em que além da dor, se manifesta também o comprometimento neurológico, como perda grave de sensibilidade e diminuição de força na região do nervo afetado. Nessa circunstância outras cirurgias da coluna – como a discectomia endoscópica – são indicadas.

Instagram

Veja postagens de cirurgias e dicas de saúde!

Doctoralia

Veja opiniões de meus pacientes sobre mim!

Ícone Facebook Quadrado

Facebook

Curta também minha página no facebook!

SÃO PAULO / OSASCO

CENTRAL DE ATENDIMENTO
011 9 3909 7474

unidade santana
Rua conselheiro saraiva,207 cj704, são paulo

unidade lorena
Alameda Lorena, 131 cj 21
Jd. Paulista, São Paulo - SP

central de atendimento
011 9 3909 7474