Doenças da Coluna

Hernia de Disco

Para entender a hérnia de disco, devemos antes entender o que são discos intervertebrais. Eles são estruturas de amortecimento de impactos localizados entre as vértebras.

São divididos em duas partes: o núcleo pulposo (parte interna) e o anel fibroso (parte externa). A hérnia de disco se dá quando o anel fibroso se rompe e deixa o núcleo pulposo vazar em direção das estruturas nervosas vertebrais.

 

Sabemos que, na margem da coluna vertebral, emergem diversas raízes nervosas, que dão origem a nervos longos e importantes, como o nervo ciático. Quando a estrutura discal é comprometida e a parte interna do disco é expelida para fora, as estruturas nervosas podem ser atingidas, causando diversos sintomas, como:

  • Dores na coluna
  • Dores irradiadas para os membros
  • Formigamento nos membros
  • Queimação na sola do pé/mão
  • Diminuição de força nos membros
  • Perda de controle do esfíncter (fezes e urina)
  • Diminuição de coordenação nos membros
  • Outros

Os tratamentos podem ser cirúrgicos e minimamente invasivos, trazendo o alívio dos sintomas logo após a cirurgia e, em alguns casos, a alta é dada em menos de 2 dias.

Protusão Discal

A protusão discal é o estágio de comprometimento do disco que antecede a hérnia discal. No caso da protusão, o anel fibroso ainda não se rompeu.

Podemos fazer um paralelo com um pneu com calombo, esse seria o disco protendido.

Essa protusão, apesar de muitas vezes não ser muito externalizada, pode atingir as raízes nervosas e causar, além de dores:

  • Queimação na extensão nervosa
  • Formigamento
  • Diminuição de força
  • Outros

O tratamento costuma ser fisioterapia e farmacológico, por vezes o bloqueio anestésico pode se mostrar necessário quando a dor é forte e incapacitante.

Lombalgia (dor lombar)

Lombalgia é o nome dado a dor localizada na coluna lombar, parte de baixo da coluna, que se estende desde a primeira vértebra, após o final das costelas, até o começo dos glúteos.

A lombalgia pode se dar por diversos motivos, desde simples irritações musculares a graves patologias vertebrais. Todo tipo de dor intensa ou incapacitante deve ser investigada por um médico especialista.

Em alguns casos, a depender da intensidade da compressão nervosa, a lombalgia é acompanhada de outros sintomas, como:

  • Dormência
  • Formigamento
  • Diminuição de força nas pernas
  • Sensação de queimadura

Os tratamentos dependem das causas da dor, podendo ir desde simples prescrições de medicamentos a complexas intervenções cirúrgicas.

Tumores da Coluna Vertebral

A coluna vertebral pode ser a localização de diversos tipos de tumores. Inicialmente, podemos dividir entre primários, ou seja, que se originam na própria coluna, e os secundários, que são metástases de cânceres originados em outros órgãos ou tecidos. Os primários podem estar localizados no osso da coluna ou no interior do canal vertebral. Por fim, os tumores do canal ainda podem ser divididos em extradurais (entre o osso e camada que reveste a medula), intradurais extramedulares (entre a camada que reveste a medula e a própria medula) e intramedulares.

Os sintomas são variáveis e dependem da localização da lesão, podendo ser:

  • Dor na coluna
  • Diminuição de força nos membros
  • Formigamento
  • Perda de peso
  • Incontinência urinária

O tratamento é muitas vezes cirúrgico, podendo ser necessário a radio e quimioterapia.

Dor Ciática

O Ciático é o nervo mais extenso do corpo humano, composto por fibras que se originam na medula e transmitem os impulsos até o dedão do pé. Doenças que o envolvem podem causar diversos e intensos sintomas.

O principal sintoma é a dor nos glúteos e na parte posterior da coxa, que pode ser acompanhada de fraqueza. Geralmente, está ligado a problemas de compressão do nervo, seja por hérnia de disco, artrose, estenose de canal ou estenose foraminal.

O tratamento pode ser de forma conservadora com medicações e reabilitação, mas, algumas vezes, o tratamento cirúrgico é necessário. Nesses casos, as técnicas minimamente invasivas devem ser consideradas.

Cervicalgia

Cervicalgia é o nome dado à dor na coluna na região do pescoço. A sua origem pode ser relacionada a diversos motivos, desde irritações musculares a graves doenças discais.

A cervicalgia, em caso de compressão nervosa, pode vir acompanhada de outros sintomas, como:

  • Dores irradiando para os braços
  • Formigamento e dormência irradiando para os braços
  • Diminuição de força nos braços
  • Diminuição de coordenação na mão

Listese Vertebral

A espondilolistese é o escorregamento de uma vértebra em relação a suas vizinhas superior ou inferior, ou até mesmo em relação as duas. O deslocamento pode gerar instabilidade da coluna e estreitamento dos canais onde os nervos passam.

Tudo isso pode ser percebido pelos pacientes por dores, desconfortos, diminuição de força nos membros, formigamento, entre outros sintomas.

 

O tratamento é cirúrgico, usa-se procedimentos para estabilização das vértebras e correção do escorregamento, a alta após o procedimento pode ser em até uma semana, com retorno às atividades laborais a partir de um mês após a alta.

Compressão Medular

A medula espinhal é a ligação entre o cérebro e o restante do corpo, sendo a origem de quase a totalidade dos nervos do nosso corpo.

A compressão medular é uma das mais graves patologias da coluna. Pode ser causada por um trauma, fratura, tumores, hérnia de disco, espondilolistese, estreitamento do canal medular, entre outros motivos.

A medula comprimida pode implicar em perca de movimentos do corpo de forma transitória ou permanente ou perda de sensibilidade.

 

O tratamento é, em grande parte das vezes, cirúrgico e deve ser iniciado tão logo haja o diagnóstico.

Mielomeningocele

A mielomeningocele é uma doença congênita, ou seja, que aparece no desenvolvimento do feto. Ele decorre de um erro na formação e desenvolvimento da coluna vertebral, que mantém uma comunicação entre a medula e elementos de dentro da coluna com a pele da criança.

O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado o mais rápido possível para evitar complicações graves como meningite, hidrocefalia e fístula liquórica.

Instagram

Veja postagens de cirurgias e dicas de saúde!

Doctoralia

Veja opiniões de meus pacientes sobre mim!

Ícone Facebook Quadrado

Facebook

Curta também minha página no facebook!

SÃO PAULO / OSASCO

CENTRAL DE ATENDIMENTO
011 9 3909 7474

unidade santana
Rua conselheiro saraiva,207 cj704, são paulo

unidade lorena
Alameda Lorena, 131 cj 21
Jd. Paulista, São Paulo - SP

central de atendimento
011 9 3909 7474