Dr. Felipe Figueira

Central de Agendamento
011 93909-7474

Rizotomia por Radiofrequência

métodos minimamente invasivos

Técnicas minimamente invasivas

Rizotomia por Radiofrequência

O que é?

A rizotomia por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo que trata dores vertebrais, ele faz isso queimando terminações nervosas responsáveis por transmitir o sentimento de dor ao cérebro, tudo com muito cuidado para preservar as estruturas nervosas responsáveis por transmitir os comandos cerebrais ao resto do corpo.

Quando é indicado?

Normalmente se indica a rizotomia por radiofrequência para pacientes que não respondem satisfatoriamente a tratamentos clínico-conservadores, que não querem ou que não podem se submeter a procedimentos cirúrgicos mais invasivos ou que já fizeram alguma cirurgia da coluna e a dor não melhorou.

Como é feito o procedimento?

Se a dor estiver localizada na coluna lombar, o paciente fica deitado de bruços na mesa cirúrgica; se for na coluna cervical (pescoço) a posição pode variar de acordo com a estrutura nervosa alvo da rizotomia. Os parâmetros vitais são monitorados em tempo real por aparelhos

Com o paciente na posição correta, é realizada a sedação com medicamentos endovenosos e aplicada a anestesia, a partir daí, com extrema precisão, o neurocirurgião insere as agulhas de pontas termoabladoras próximas às terminações nervosas alvo da rizotomia, assim, o cirurgião controla o equipamento que modera a energia da agulha, realizando a técnica, sem corte algum.

A anestesia é geral?

Não, é usada anestesia local, e como já citado, conjunta à sedação do paciente.

Como o médico tem tanta precisão para acertar as terminações nervosas?

O médico conta com a tecnologia cirúrgica de monitoração em tempo real pelo intensificador de imagens de fluoroscopia, podendo ver exatamente onde deve ir com a agulha.

Além disso, são feitos testes com a injeção de bloqueios anestésicos diagnósticos de efeito momentâneo na coluna do paciente, quando a dor cessa, sabe-se que o bloqueio foi aplicado no lugar correto, e esse mesmo local é usado como alvo na rizotomia.

Como é o pós-tratamento?

A rizotomia dura em média 45 minutos e o paciente pode ir embora para casa imediatamente após o término do procedimento, que normalmente não provoca sequelas, nem carece de longos tempos de repouso.

Instagram

Veja postagens de cirurgias e dicas de saúde!

Doctoralia

Veja opiniões de meus pacientes sobre mim!

Ícone Facebook Quadrado

Facebook

Curta também minha página no facebook!

SÃO PAULO / OSASCO

CENTRAL DE ATENDIMENTO
011 9 3909 7474

unidade santana
Rua conselheiro saraiva,207 cj704, são paulo

unidade lorena
Alameda Lorena, 131 cj 21
Jd. Paulista, São Paulo - SP

central de atendimento
011 9 3909 7474